Escuta Ativa a primeira habilidade para desenvolver a comunicação sustentável em todos os ambientes.


1 min de leitura

Quais são as habilidades  que tenho que desenvolver para ter uma Comunicação Sustentável em todos os ambientes?

Comunicação é coisa de ser humano para ser humano, e sempre estará em processo de desenvolvimento e mudanças. Dia a dia nós evoluímos e criamos novas maneiras de nos comunicarmos, mas o importante é entendermos que embora ela esteja em constante evolução, temos algumas habilidades que são comuns em todos os palcos, em todos os ambientes. 

A PRIMEIRA HABILIDADE É: SABER ESCUTAR!

Você sabe a diferença entre ouvir e escutar? 

Ouvir tem a ver um processo biológico, algumas pessoas nascem aptas a ouvir, outras não, ou perdeu a audição no decorrer de suas vidas.

Agora escutar, todas as pessoas podem e devem aprender esta habilidade, pois ela tem a ver com empatia, comportamento, interesse, conexão, produção e criatividade, ou seja, escutar ativamente é dar ênfase ao processo correto e sustentável de comunicação.

Escuta ativa é uma ferramenta de comunicação que está dentro do conceito de comunicação positiva, sustentável. Escutar ativamente não é o ato de ficar calado(a) (e), inerte, passivo(a) (e), mas sim demonstrar interesse pelo assunto e, principalmente enquanto a comunicação estiver acontecendo, tentar ficar ao máximo livre de julgamentos dentro de você, sobre quem, ou o que está sendo falado.

É uma prática que investiga com curiosidade o que o outro está tentando expressar, com perguntas para melhor compreender as mensagens. 

Na escuta ativa há principalmente a aplicação de outra habilidade vital que é a verdadeira empatia. Não é preciso concordar com tudo o que é dito, mas simplesmente entender que há uma pessoa com pensamentos e ideias divergentes das nossas, mas que precisa compartilhar com alguém, com você, aquilo que está sendo dito. A Escuta ativa é uma habilidade primordial para que desenvolvamos a comunicação sustentável e, como resultado construir excelentes relacionamentos profissionais, pessoais, conquistar mais facilmente a habilidade de gestão de conflitos, fará você se tornar uma pessoa mais flexível, despertar sua mente para outros mundos e realidades, o que vai aumentar o seu poder de criatividade.

Em outros posts falaremos bastante desta habilidade e caso sua curiosidade esteja  bem aguçada vc poderá encontrar mais dicas em meu instagram @tukavillalobos.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.