A importância de saber comunicar de maneira sustentável, nos diversos ambientes: "Palcos da Vida".


4 min de leitura

Falamos no  papo anterior, sobre a auto comunicação e agora vamos abordar um pouco sobre  a importância de manter uma comunicação sustentável nos diversos Palcos da Vida ou seja, nos diversos ambientes. 

Antes de tudo quero  dar um spoiler!!! Você me viu no vídeo falar sobre o Palcos da Vida e me referir a uma palestra que seria lançada, na verdade alma do bem, essa palestra acabou por  virar um curso delicioso online e completão sobre comunicação sustentável e  assim que for lançado falarei para você! Mas vamos aos Palcos da Vida que pisamos!

PALCOS:

Nós vivemos , nos relacionamos, interagindo e comunicando com diversas pessoas em diferentes palcos, ou seja ambientes, e cada um deles tem suas especificidades, necessidades e estilo de comunicação e comportamento.

Você claramente já percebeu que eu coloquei aqui a ideia a figura de que, cada setor de nossa vida: como trabalho, amizades, relacionamentos, família, o ambiente online pode ser um palco! E porque não? Acompanhe meu raciocínio: se estamos em um palco, olhamos para todos os lados para reconhecer tudo e começamos a entender onde estamos pisando, quais as necessidades de comunicação de relacionamento e comportamento que este ou aquele palco exige.

Poderemos desenvolver e conquistar habilidades diversas que, depois de adquiridas teremos a capacidade de criar dentro de nossa comunicação, isso mesmo, criar! Desenvolver nosso jeito, nossa assinatura, nossa comunicação. (mais tarde trago um papo sobre esse tema)

Lembrando que a comunicação é coisa de ser humano para ser humano, e sempre estará em processo de desenvolvimento e mudanças. Dia a dia nós evoluímos e criamos novas maneiras de nos comunicarmos, mas o importante é entendermos que embora ela esteja em constante evolução, temos algumas habilidades que são comuns em todos os palcos, em todos os ambientes.

PALCO TRABALHO:

Este é um ambiente bem peculiar, pois passamos a maioria de nosso dia, de maneira presencial ou virtual se comunicando neste palco. Falamos e nos portamos de uma maneira específica e seguimos regras daquele ambiente, que podem que chamamos de cultura organizacional. Estas regras, que são diferentes de empresas para empresas, levam a alguns comportamentos e relações interpessoais diferenciados e aqui cabe muito desenvolveras inteligências intrapessoal e interpessoal.

PALCO FAMÍLIA:

Hoje em dia temos famílias em diversos níveis:

Famílias construídas na estrutura que conhecemos como “tradicional”;

Famílias construídas na estrutura homoafetiva;

Temos famílias criadas com pessoas que não nasceram nossos parentes, mas que escolhemos ao longo de nossa vida para serem nossos familiares;

Ainda neste ambiente, também temos um relacionamento com os nossos animais, nossos filhotes de patas, que para muitas pessoas tem o valor e a importância de uma pessoa da família, então desenvolvemos uma comunicação para eles, que eles entendem perfeitamente.

Posso citar aqui uma infinidade de maneiras de se ter relacionamentos interpessoais neste palco familiar e, claro, como temos hoje uma gama muito maior de informação, de possibilidades em conhecimento, a comunicação em cada uma das estruturas familiares pode e, com certeza acontece de maneira diferente e não mais "generalizada".

Cada vez mais as famílias não se preocupam em demonstrar suas peculiaridades, suas diferenças, isso é, ao mesmo tempo muito bom, pois podemos perceber e aprender costumes, culturas e comunicações diferenciadas das nossas.

Mas este ambiente exige que façamos um esforço importante, a fim de construir um excelente nível de relacionamentos interpessoais e de comunicação e para isso, iniciar com as habilidades que demonstramos anteriormente será tudo de bom!

PALCO DOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS

Com o nosso parceiro ou parceira, o amor de nossa vida, temos um tipo de comunicação totalmente diferente do que fazemos em outros ambientes e, mesmo dentro deste ambiente, cada pessoa cria assuas peculiaridades. Aqui, como em todos os outros palcos/ambientes, temos que manter uma comunicação sustentável e todas as habilidades que já abordamos inicialmente. O que queremos quando entramos em um relacionamento é amar, ser amado, construir metas e sonhos em paz, harmonia, dividir com a pessoa que escolhemos, momentos de alegria e, quem sabe se tudo der certo, montar uma estrutura familiar mais adiante.

Aqui, como no palco familiar, temos que prestar muita atenção pois, quando não há uma comunicação pessoal sustentável sendo aplicada, o que vemos é, cada vez mais a violência doméstica e nos relacionamentos, tomar conta. A comunicação agressiva e violenta, chegando às vias de fato, ao feminicídio.

O ambiente da família e o palco das relações amorosas é onde temos uma concentração de comportamentos que na realidade não aconteceriam se todos dominassem as ferramentas da comunicação.

PALCO AMIZADES:

Em nosso relacionamento com amigos, a comunicação é diferente da que usamos em casa e daquela que utilizamos no trabalho. Vocês percebem isso, não é? Por vezes temos uma conduta mais aberta de comunicação com alguns amigos do que com pessoas de nosso ambiente familiar, e isso não é ruim, não há problema algum nisso, o importante é que busquemos ter uma boa comunicação em todos os ambientes, em todos os palcos e é para isso que estamos aqui.

Existem inúmeros palcos  na realidade: Palco dos ambientes virtuais como as redes sociais, Palcos para quem exerce uma profissão que lida com massas como religiosos, políticos, influenciadores, comunicadores, artistas etc.  

Será que existem  algumas regras em comum, habilidades que exercemos e que estejam presentes em todos os ambientes?  Em todos os Palcos?

A Resposta é sim amigas(es) (os)  e  é exatamente isso que coloco para vc no  próximo post! Espero vc lá!

Bjokas e sucesso!!!

Tuka

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.